Inventário Judicial em Patos de Minas: Processo e Procedimentos.

Advocacias em Patos de Minas, MG

Inventário Judicial em Patos de Minas: Processo e Procedimentos.

Publicado em: 23/04/2024 às 12:19   Por Levino Alves Advogados
istockphoto-1299923983-612x612

O inventário judicial é um processo necessário quando uma pessoa falece e deixa bens a serem partilhados entre os herdeiros. Em Patos de Minas, assim como em outras localidades, esse procedimento segue algumas etapas e requerimentos específicos.

 

O primeiro passo no inventário judicial em Patos de Minas é a abertura do processo, que ocorre por meio de uma petição inicial apresentada ao juiz competente. Nessa petição, os herdeiros ou o cônjuge sobrevivente solicitam a abertura do inventário e indicam um advogado para representá-los, após a abertura do processo, é realizada a nomeação de um inventariante, que será responsável por administrar os bens do falecido durante o inventário. Geralmente, o inventariante é um dos herdeiros ou o cônjuge sobrevivente, mas também pode ser um terceiro nomeado pelo juiz. Com o inventariante nomeado, inicia-se a fase de inventário propriamente dita. Nessa etapa, são levantados todos os bens deixados pelo falecido, bem como suas dívidas e obrigações. Esse levantamento é feito por meio de documentos como certidões de óbito, certidões de matrícula de imóveis, extratos bancários e outros, após o levantamento dos bens e dívidas, é feita a avaliação dos bens do falecido, que pode ser realizada por meio de perícia ou por avaliação de um profissional habilitado, como um corretor de imóveis. Com base nessa avaliação, é calculado o montante total do patrimônio a ser partilhado entre os herdeiros. Por fim, após o levantamento e avaliação dos bens, é feita a partilha dos mesmos entre os herdeiros, de acordo com as regras estabelecidas pela legislação vigente e com as disposições deixadas pelo falecido em testamento, se houver.

 

Em resumo, o inventário judicial em Patos de Minas é um processo que envolve diversas etapas e procedimentos específicos, e que requer a assistência de um advogado especializado para sua realização. Este processo busca garantir a justa divisão dos bens do falecido entre seus herdeiros, de acordo com a lei e os desejos do falecido.


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.