Recuperação de Dados: Garantindo a Segurança da sua Empresa

Assistência Técnica em Aracaju, SE

Recuperação de Dados: Garantindo a Segurança da sua Empresa

recuperação de dados

As dinâmicas do mercado mudaram muito nos últimos anos. Cada vez mais o uso de informações nas rotinas empresariais torna-se não só estratégico, mas fundamental. Logo, a proteção dessas informações, e recuperação de dados, quando necessário, possuem igual importância para as organizações.

Empresas que não sabem trabalhar com isso tendem a enfrentar problemas a longo prazo, perdendo diferencial competitivo e oportunidades de crescimento.

Mais do que saber trabalhar com dados, é essencial protegê-los. Afinal, por ser algo valioso, está constantemente na mira de criminosos, principalmente hackers.

Além disso, panes e problemas de desastres tecnológicos podem ocorrer e inviabilizar as operações, caso não haja um plano de recuperação de dados eficiente.

Portanto, é fundamental garantir a segurança das informações por meio da recuperação de dados, em caso de problemas.

Continue lendo e veja a importância disso para a organização, em quais casos ela é requisitada e como realizá-la de forma eficiente.

Por que dados são tão importantes para as empresas?

Com o novo contexto tecnológico, a geração de informações foi potencializada. Todos os dias são gerados dados novos e que passam a poder ser analisados de forma precisa e rápida.

Estão entre os principais:

  • Cadastros de clientes;
  • Geração de leads;
  • KPIs
  • Situação financeira da empresa;
  • Entrada e saída de produtos;
  • Fluxo de caixa;
  • Produtividade dos setores;
  • O momento ideal para investir em melhorias na empresa;
  • Transações financeiras, entre outros.


Eles são cruciais para um crescimento saudável, encontrar possíveis dados que indicaram o começo de uma crise (e informações importantes sobre como contorná-la), analisar brechas no mercado, entre outras situações.

Não é à toa que, uma das grandes tendências dos últimos anos, é o uso do Big Data e Business Intelligence nas organizações, de forma a explorar o máximo de potencial do que foi recolhido.

Porém, para que funcione, é necessário garantir a disponibilidade a longo prazo. Muitos dos dados são recorrentemente necessários nas rotinas empresariais.

Assim, a segurança de dados cumpre um papel fundamental no dia a dia da organização e, por isso, deve ser priorizada pelo setor de TI.

O que é a recuperação de dados?

A recuperação de dados é o processo de recuperar arquivos e documentos que estejam indisponíveis por uma série de fatores, tais como:

  • Falhas em disco;
  • Pane no sistema;
  • Furto e perda de equipamentos;
  • Ataques digitais como ransomware, entre outros.

Pode ser feito por meio de uso de protocolos para recuperação das informações ou pelo uso de backups realizados anteriormente.

Por que ela é tão importante?

Como falamos acima, os dados são essenciais para qualquer empresa, pois cumprem uma função estratégica. É por meio de sua depuração e análise que se pode explorar todo o potencial e garantir um crescimento sustentável.

Através da análise inteligente e segura deles que há tomadas de decisões mais eficientes e que podem gerar diferenciais competitivos.

Além disso, há informações a longo prazo que necessitam ser armazenadas continuamente, tais como:

  • Dados de clientes;
  • Contratos com fornecedores;
  • Informações trabalhistas;
  • Banco de dados de produtos;
  • Atas de reuniões, entre outros.
     

Tudo aquilo que for essencial para a organização deve ser armazenado, já que pode ser necessário retomar os dados em algum momento.

Outro ponto que evidencia essa situação está nos prejuízos de imagem da corporação perante o público. Ao ter o serviço inviabilizado, perde-se a confiança do consumidor.

Em alguns casos, há divulgação do ocorrido, o que prejudica ainda mais a reputação da marca no mercado, demonstrando ser relapsa no que concerne à segurança de dados.

Também, muitas das funções internas dependem da disponibilidade de informações. Em caso de pane, o fluxo de produção pode ser totalmente prejudicado.

Assim, há prejuízos reais, proporcional ao tempo que se demore para resolver a situação. Portanto, a recuperação de dados de forma eficiente e rápida é essencial para qualquer empresa.

Isso é tão importante, que é previsto para 2018 um aumento significativo nas receitas do mercado de softwares de segurança (aproximadamente 38.2 bilhões de euros).

 

Fonte: blog.ecoit.com.br


Recuperação de DadosSegurança das informaçõesproteção de dados

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.