O papel da água na prevenção ao cálculo renal

Filtros e Purificadores em Aracaju, SE

O papel da água na prevenção ao cálculo renal

Publicado em: 22/06/2020 às 15:16   Por Lojão dos Filtros
rins

De acordo com o Dr. Dráuzio Varella¹, cálculos renais ou pedras nos rins são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina, sendo que sua presença pode passar despercebida, sem sintomas, mas pode também provocar dor muito forte que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção da região inguinal

     Segundo matéria publicada no site da Revista saúde², trata-se de uma condição dolorosa marcada pela formação de pedrinhas que obstruem o sistema urinário, sendo que esta formação endurecida pode surgir nos rins e atravancar outro ponto do canal urinário, em que, como o ureter, canal que transporta a urina até a bexiga, é muito estreito, a partícula acaba emperrada, e em decorrência da tentativa de expulsão, surge a dor intensa.

      Conforme destaca a matéria da revista, os rins funcionam como dois grande filtros do sangue, sendo que, além de água para formar a urina, eles retêm diversos elementos, como cálcio, ácido úrico e oxalato, de modo que quando essas moléculas aparecem em grande quantidade e há pouco líquido para dissolvê-las, surgem cristais ou agregados que se avolumam e viram os cálculos, com tamanhos muito variados. Já o Dr. Dráuzio Varella destaca as seguintes causas do cálculo renal: volume insuficiente de urina, ou urina supersaturada de sais; grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ou falta de citrato; distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide; alterações anatômicas e obstrução das vias urinárias.

     Porém, a revista ainda alerta para a existência de um quarto tipo de pedra mais raro, chamada de estruvita, que geralmente atinge mais as mulheres. Sua origem está associada a uma infecção causada pela bactéria Proteus mirabillis, que altera o pH da urina, facilitando a agregação de partículas de magnésio, fosfato e amônia.

     Alguns sintomas que podem estar associados à doença são destacados pelo Dr. Varella: vômitos e febre, sangue na urina, suspensão ou diminuição do fluxo urinário, necessidade mais frequente de urinar e infecções urinárias.

     A revista alerta como fatores de risco a presença de pouco líquido na dieta, e altas temperaturas, devido a muita transpiração e falta de hidratação adequada que deixam a urina mais concentrada, aumentando a aglomeração das partículas. E para a prevenção, a revista recomenda a ingestão de bastante líquido para evitar a cristalização dos sais, e, como forma de checar, a mesma defende a observação da cor da urina, de modo que deve ser clarinha e, se amarelada, significa estar muito concentrada, podendo propiciar a formação das pedras.

     As intensas dores provocadas pelos cálculos em geral são o ponto de partida para a detecção do problema, ainda de acordo com a revista, sendo outro sinal de alerta a urina muito densa e escura ou com pontos de sangue. Exames laboratoriais da urina analisam a acidez e a presença de cristais ou infecção.

     Dr. Dráuzio Varella, porém, alerta que, ao contrário do que se recomendava no passado, durante as crises deve ser evitada a ingestão exagerada de líquidos, uma vez que, líquido em excesso pode aumentar a pressão da urina no rim e, consequentemente, aumentar as dores.

     Com isto, podemos ver que a principal causa de pedras nos rins é a pouca presença de água na dieta da pessoa, podendo proporcionar a cristalização de alguns sais nos rins, e como forma de prevenção, devemos ingerir uma quantidade adequada e atentar para os sintomas como, cor da urina e presença de sangue ou pedras na mesma, e nas nossas lojas, você vai encontrar filtros (fotos abaixo) com tecnologia para alcalinizar a sua água, prevenindo a acidificação do sangue (uma das causas do cálculo renal), não deixando, porém, de consultar o seu médico para saber o que fazer!!!

 

 

Fontes:

¹ https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/pedra-nos-rins-calculo-renal/                                                                                                                                                                                                                                                                                        

² https://saude.abril.com.br/medicina/pedras-nos-rins-causas-sintomas-e-tratamentos/

 

 


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.