Meu setor no comércio está em crise. O que fazer?

Advocacias em Aracaju, SE

Meu setor no comércio está em crise. O que fazer?

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Há momentos nos quais diversos setores do comércio passam por situações de crise, dependendo do andamento da situação socioeconômica do país. A pandemia influenciou muito nisso.

É possível notar, inclusive, como alguns setores tiveram resultados negativos nos primeiros meses de 2022 em comparação com fevereiro de 2020, quando ainda não havia pandemia. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que os setores mais prejudicados na comparação acima foram os seguintes:

Leitura (jornais, revistas e livros) e papelaria – queda de 32,1%;

Eletrodomésticos e móveis – queda de 13,9%.

Vestuário e calçados – queda de 10,4%.

Independentemente do setor, é importante elaborar uma estratégia eficiente para avaliar o que fazer nessas situações de crise no comércio. Revisar contratos com fornecedores, por exemplo, é uma possibilidade a ser considerada e contar com uma boa assessoria jurídica para fazer isso de forma que seja possível evitar riscos é imprescindível.

Dependendo do nível de queda, repensar o plano de negócios como um todo chega a ser uma alternativa sensata e, até mesmo, necessária. Ponderar sobre os pormenores legais e contratuais, assim como as implicações em relação ao posicionamento de marca, são fundamentais se a empresa chegar a esse ponto.

Contar com o envolvimento dos funcionários no desenvolvimento de soluções também é importante, já que possuem uma visão empírica das áreas em que atuam.


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