A verdadeira história do marco zero de Aracaju

Informações em Geral em Aracaju, SE

A verdadeira história do marco zero de Aracaju

Publicado em: 27/05/2019 às 11:00   Por Solutudo Aracaju
Marco Zero

Será mesmo que a Colina de Santo Antônio é o berço e marco zero da cidade? Vamos descobrir agora mesmo!

 

Aracaju iniciou “oficialmente” onde atualmente se encontra a Praça General Valadão, no centro da cidade. Quer saber por quê? Confira abaixo!

 

Pirro e o Tabuleiro de Xadrez

Olha que legal: Sebastião José Basílio Pirro foi um engenheiro militar, contratado por Inácio Barbosa, então presidente da província, para elaborar a primeira planta da cidade escolhida para ser a nova capital de Sergipe Del Rey, que deixaria de ser São Cristovão por questões geográficas e econômicas e passaria a ser a nossa querida Aracaju!

 

Esse projeto ficou conhecido como o quadrado de Pirro e tinha a forma de um tabuleiro de xadrez. Havia extrema simetria na planta, que foi planejada com um quadrado de 32 quadras e ruas com 110 metros, ou seja, diferente de outras cidades, Aracaju não nasceu do crescimento espontâneo, foi planejada para ser a sede do governo, nossa cidade estava à frente do seu tempo!

 

A planta desenhada pelo engenheiro possuía um ponto central, era a Praça do Palácio, atual Praça Fausto Cardoso, onde hoje encontramos o Palácio Museu Olímpio Campos, mas o plano se desenvolveu onde era a Alfândega, atual Centro Cultural de Aracaju, na Praça General Valadão.

 

Praça Fausto Cardoso

 

Então, a região da Colina de Santo Antônio, considerada berço da cidade, já possuía uma pequena população, composta por uma colônia de pescadores, quando a construção da planta da cidade foi solicitada, mas oficialmente, o marco zero de Aracaju foi dado no desenvolvimento do projeto de Pirro, que se iniciou na atual Praça General Valadão. Pronto, mistério revelado!

 

Vídeo por DJI Phantom Aracaju

 

Outro fato curioso é o prazo do projeto. Inácio Barbosa assumiu a presidência da província em 17 de novembro de 1853 e a capital foi inaugurada em 17 de março de 1855, ou seja, em menos de 2 anos! Incrível, não?

 

Barbosa morreu no mesmo ano de inauguração da capital e 4 dias antes do seu aniversário, ele tinha pouco mais de 30 anos e tinha o desejo de fazer a província prosperar, não só ele, como o Engenheiro Pirro foram homenageados no hino do Sesquicentenário de Aracaju. O nome de Pirro foi dado à uma das ruas do Bairro 17 de março, zona sul da cidade.

 

Revisão de texto: Pedro Gonzaga

 

Fontes:

Expressão Sergipana | F5 News | Fan F1


aracajumarco zero de aracajupraça general valadãopraça fausto cardosocolina de santo antônioinicio de aracajua historia de aracajupirroinácio barbosasergipe del reyo quadrado dr pirroSebastião José Basílio Pirropor onde aracaju começoudji phantom aracaju

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.