Do que é feita a bateria automotiva

Baterias em Americana, SP

Do que é feita a bateria automotiva

Sem Título-1

A seguir você conseguirá entender melhor os materiais e os componentes de uma bateria automotiva: 

Grades

Os eletrodos positivos e negativos são feitos de materiais frágeis. Por isso, eles precisam de um suporte mecânico que é fornecido por uma grade, de uma liga de chumbo. Além de oferecer um suporte para o material ativo, a rede também conduz eletricidade dos eletrodos para a carga externa.

Material Ativo

Os materiais ativos são uma mistura de óxido de chumbo, ácido sulfúrico, água e aditivos (para o caso do material ativo negativo) Isso é convertido em dióxido de chumbo na placa positiva e chumbo poroso na placa negativa quando a bateria é inicialmente carregada. 

O eletrodo negativo também contém pequenas quantidades de aditivos para dar à bateria um bom desempenho de descarga em baixas temperaturas e melhorar a partida. A combinação de grade e material ativo é normalmente chamada de placa.

Separador

Já o separador é um isolante colocado entre as placas positivas e negativas. Ele serve para evitar que as placas positivas toquem nas negativas causando um curto circuito. O separador deve ser microporoso com orifícios pequenos que permitem que os íons fluam por meio do separador de uma placa para outra. O separador é uma das dúvidas de quem pergunta como funciona uma bateria. 

Eletrólito

Se você deseja saber como funciona uma bateria, você deve saber o que é o eletrólito. Ele é ácido sulfúrico diluído em água. Ele funciona como um condutor que transporta os íons elétricos entre as placas positivas e negativas quando a bateria está sendo carregada ou descarregada. 

Quando o ácido sulfúrico é diluído em água, as moléculas do ácido se dividem em íons de hidrogênio carregados positivamente (H+) e em íons carregados negativamente (SO42 -). Essa divisão é necessária para tornar o eletrólito capaz de transportar íons que possibilita a reação química durante o processo de carga e descarga. 

Caixa e tampa

Estes são feitos de polipropileno. É uma espécie de plástico leve e forte. Ao contrário de alguns plásticos, ele não se torna frágil quando está frio e, portanto, resiste a choques durante o manuseio. Não é atacado por ácido e também pode suportar os fluidos (gasolina, fluido de freio e diesel) normalmente encontrados em um veículo.

Entender como funciona uma bateria pode te ajudar em diversas situações com seu veículo.


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.