5 motivos para fazer um layout para sua empresa

Engenharia - Engenheiros em Bauru, SP

5 motivos para fazer um layout para sua empresa

Pro Jr

Você já parou para analisar a disposição de máquinas, os fluxos de pessoas, de materiais e de produtos dentro da sua empresa? Todos esses fatores podem influenciar na eficiência dos seus processos. Por isso, vamos explicar os motivos para se fazer um layout na sua empresa.

 

O Layout de uma empresa visa a otimização da produção, redução do lead time da produção e dos movimentos de funcionários, buscar uma ordem lógica de fabricação e um posicionamento adequado de pessoas, processos e equipamentos, aumentando a produtividade e o bem-estar dos funcionários.

 

Ele é a representação gráfica do posicionamento das máquinas e funcionários, feitas a partir da análise da variedade de produtos e do volume total de produção, trazendo uma visão personalizada a realidade do local.

 

1-  Redução da movimentação de produtos e funcionários

  

Um estudo sobre o layout ideal para a empresa analisa o melhor posicionamento de máquinas, equipamentos e linhas de produção, com isso os produtos e funcionários se deslocarão o mínimo possível, já que se utilizará de uma metodologia para utilizar melhor o espaço disponível,  aproximando os materiais e máquinas do operário que realizará a atividade e reduzindo, assim, as movimentações e diminuindo o tempo de confecção dos produtos.

Além disso, pensando na organização das máquinas, também é visado quais processos devem ou não ficar próximos no espaço, já que eles podem se influenciar negativamente, principalmente em casos de produtos alimentícios.

 

2- Melhoria na qualidade dos produtos

 

Outro fator que esse serviço pode auxiliar, é na qualidade dos produtos, já que estuda os processos de elaboração e mostra a melhor maneira dele ser feito, o que acarreta em uma melhor fluidez e na melhoria da qualidade dos produtos.

No decorrer da análise observam-se as etapas que estão dificultando a fabricação dos produtos ou que poderiam ser acrescentadas no processo para que haja maior qualidade na produção,  por exemplo, com a adição de uma fase para a vistoria de qualidade.

 

3- Aumento da produtividade da sua empresa

 

O aumento da produtividade se deve ao fato de ser estudado a melhor forma de dispor as máquinas e equipamentos, com isso reduzirá o tempo de confecção e consequentemente um aproveitamento melhor desse período, sendo feita uma maior quantidade de produtos, acarretando em uma máxima eficiência de produção.

Pequenas coisas contribuem para o desenvolvimento da sua empresa, através da melhor utilização dos espaços, com um mapeamento dos processos e buscando evitar acumular estágios da fabricação em um mesmo ambiente.

 

4- Redução de estoques intermediários

 

Com o melhor posicionamento dos equipamentos e um melhor fluxo de produção, há a redução dos produtos que ficam parados esperando o próximo processo.  Assim diminuindo o tempo de espera de processamento, o que facilita a movimentação interna, uma vez que reduz as mercadorias dispersos em cada fase da fabricação.

 

5- Melhor comunicação entre áreas

 

Com a maior visibilidade das atividades feitas em cada processo, facilita-se também a comunicação, definindo corretamente os responsáveis por etapas, melhorando a integração entre as áreas da empresa.

 

Com os estágios de produção delimitados e seus responsáveis alocados, há uma maior facilidade na cobrança, solucionando com mais eficácia os problemas e direcionando as responsabilidades para as pessoas certas, com isso há uma melhora no fluxo de informações como um todo.

Qualquer empresa pode passar por uma análise de posicionamento dos seus produtos, funcionários e máquinas, para que ela consiga organizar toda sua produção e buscar uma maior eficiência de aproveitamento do seu espaço físico.

 

Extra

 

6- Maior segurança

 

Além da otimização dentro da sua empresa e da melhora estética, o layout também pode proporcionar maior segurança no trabalho. Nas fábricas em geral, temos fluxo de pessoas, ferramentas e máquinas, que mal distribuídos podem proporcionar perigo ao seus funcionários.

Ter os dispositivos e materiais de trabalho posicionados de maneira estratégica, pode reduzir o risco de acidentes, evitando a locomoção desnecessária dentro do ambiente de trabalho.

 

Com um layout fabril, sua empresa ganhará maior produtividade, um melhor aproveitamento do tempo e dos recursos e seus funcionários ficarão melhor alocados. Além disso, você poderá usufruir mais dos espaços, trazendo retorno financeiro e um maior bem estar e segurança dentro do seu negócio.

 

Ficou interessado no assunto? Quer aplicar essa metodologia na sua empresa? Venha falar conosco, fazemos um solução completa para você.


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.