Qual é a sua vocação?

Informações em Geral em Bauru, SP

Qual é a sua vocação?

Publicado em: 05/04/2019 às 09:20   Por Solutudo Bauru
Orientação

Você já descobriu a sua vocação profissional?

Nós fomos conversar com Rosana Amador Ramos, psicóloga, professora universitária e sócia da RAR Treinamentos, onde atua como psicóloga, coach e orientadora vocacional.

 

Ela nos contou um pouco sobre sua carreira e ainda deu algumas dicas para quem ainda não encontrou sua vocação.

Rosana conta que descobriu muito cedo que queria ser professora. Ela acredita que foi por influência de sua mãe, que foi professora por muitos anos: “Eu me lembro de dar aulas para minhas bonecas”, comentar.

 

A vontade se tornou realidade, quando Rosana se formou em psicologia e começou a dar aulas na Universidade de Marília, onde ficou por 20 anos. Hoje ela leciona em Bauru, em cursos de Psicologia e de Pós-Graduação.

 

Aos 60 anos, Rosana viaja pela região dando treinamentos, palestras e consultorias de motivação e orientação vocacional, sempre em parceria com as prefeituras das cidades, onde trabalha em projetos com a terceira idade, adolescentes em situação de risco e jovens adultos dependentes químicos. Além disso, também realiza alguns trabalhos voluntários em instituições de Bauru, não só como psicóloga, mas também como contadora de histórias.

 

Rosana conta que a grande parte do seu público é de jovens e adolescentes que ainda estão pensando qual faculdade fazer, mas que tem se tornado cada vez mais comum receber pessoas todas as idades, que se descobrem insatisfeitas com o emprego e resolvem começar tudo de novo.

 

Ela destaca que, descobrir o que realmente gostamos de fazer e transformar em uma profissão é muito difícil: “Tive alunos que passaram pelas minhas aulas em diversos cursos diferentes. Começavam um, iam para o outro, depois para outro, pois não conseguiam decidir qual carreira seguir. Por isso o autoconhecimento é fundamental”, completa.

 

Para Rosana a sua maior inspiração é conseguir fazer com que as pessoas descubram no que realmente são boas: “Todo mundo é bom em alguma coisa! E ajudar as pessoas nesse processo de descoberta é muito gratificante", finaliza.

 

Quer descobrir a sua vocação profissional?

Nossa convidada separou algumas dicas que podem ajudar você!

 

​1- Autoconhecimento: No que eu sou bom?

Descobrir suas habilidades, competências, interesses e qual área você se identifica é fundamental. Para isso, reflita sobre o que você realmente gosta de fazer, e no que você sente que tem facilidade em desenvolver.

Descobrir se você gosta de Humanas ou Exatas já é um bom começo!

 

2- Crie bagagem: Leia, estude e experimente.

Procure por guias de profissões, converse com um profissional da área, visite empresas, seja voluntário ou faça um estágio.

Quando se tem um contato com a profissão, você consegue enxergar e analisar mais a fundo tudo o que envolve aquele trabalho e fica muito mais fácil entender se é vocação ou apenas hobby.

Experimentando, você pode descobrir outras possibilidades, profissões e caminhos que  talvez você não tenha percebido antes.

 

3- Profissão do futuro: Modinha

Muitas profissões surgem de tempo em tempos, e se tornam a profissão do momento.

Por darem mais dinheiro, por serem mais respeitadas, ou por trazerem fama.

Muitas vezes elas saem de moda e causam muitos arrependimentos.

Sempre se pergunte: “Por que eu quero fazer isso?”.

Não entre em uma carreira, apenas por status ou influência, pois isso pode te transformar em um profissional insatisfeito e pela metade.

 

4- Ter afetividade Profissional

Descubra lá no fundo o que realmente você gosta e ame o que você faz.

Trabalhar no automático, pode te transformar em uma máquina sem vontade de evoluir, e quando perdemos essa vontade, a vida profissional se torna pesada e chata.

Por isso é muito comum alguém largar uma profissão e começar tudo do zero.

 

5- Participação da família: Sem pressão!

Tudo deve ser dividido e discutido em família, principalmente para os mais jovens, porém a vontade dos pais, amigos e parentes não deve ter um peso muito grande na sua escolha.

O apoio emocional é muito importante e pode contribuir para um futuro profissional de sucesso.

Converse, escute e explique que aquela determinada profissão, realmente não tem a ver com você. Não tenha medo de expor suas vontades!

 

6- Procure ajuda Profissional.

Se mesmo com o autoconhecimento, as coisas ainda não estiverem claras, procure ajuda.

A orientação vocacional deve ser feita por um profissional qualificado, que vai te ajudar a entender melhor as vontades mais íntimas.

Não caia na tentação de procurar por teste vocacional no "Google", pois muitos desses testes que encontramos na internet são apenas brincadeiras e não devem ser levados a sério. Além disso, podem até mesmo atrapalhar, te levando para o caminho errado.

Os testes feitos por profissionais são usados apenas como um auxílio para a orientação e não como principal ferramenta na escolha da profissão.

 

 


EmpregoMotivaçãovocaçãoSolutudoBauruBauruMaravilhosa

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.