Botucatu entre as 30 cidades com melhor saneamento básico do Brasil

Criação de Sites em Botucatu, SP

Botucatu entre as 30 cidades com melhor saneamento básico do Brasil

Publicado em: 28/03/2019 às 06:31   Por Solutudo Matriz - Botucatu
agua-torneira

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) posicionou e premiou a cidade de Botucatu como um dos 30 municípios do Brasil com melhor saneamento básico.

A premiação será anunciada hoje (28 de março) no  2º Simpósio Ranking ABES da Universalização do Saneamento e contempla 39 cidades do grupo “Rumo à universalização”: 29 de grande porte e 10 de pequeno e médio portes.

Segundo a assessoria de comunicação da Sabesp os investimentos da companhia no que diz respeito ao abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos contribuíram para colocar os municípios entre os  primeiros do país.

Na categoria “Rumo à Universalização”, a média geral do Brasil foi de 496,05 pontos. Entre as de grande porte, as cidades top 10 da Sabesp alcançaram notas maiores: Poá (499,98); Santos (499,87); Franca (497,83); e Pinda (497,73). Além dessas, a Companhia também tem entre as 29 melhores do ranking os municípios de Taubaté, São José dos Campos e Botucatu. 

Ranking analisou duas mil cidades



Para compor o estudo quase dois mil municípios foram analisados tomando como base dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS2), o que representa 34% dos municípios do Brasil e 67% da população do país. 

O ranking avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e também a coleta e destinação de resíduos sólidos. 

As cidades de Poá, Santos, Franca, Pindamonhangaba, Guariba, Santa Ernestina e Lins vão ser premiadas neste ano pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) por figurarem entre melhores no saneamento do Brasil.

Em Poá, a mais bem colocada entre as quatro atendidas pela Companhia, a Sabesp prevê investir, nos próximos 30 anos, R$ 71,2 milhões para captação e tratamento de água, preservação, redes e ligações, redução de perdas e troca de redes antigas para acompanhar o crescimento populacional. E mais R$ 90,2 milhões na ampliação do sistema de coleta e afastamento de esgoto no município (coletores, interceptores, redes e ligações e troca de redes antigas).

Entre os municípios de pequeno e médio portes – até 100 mil habitantes -, dez serão premiados. Destes a Sabesp coloca três cidades no ranking: Guariba (499,12); Santa Ernestina (498,53) e Lins (498,42), todas com pontuação maior do que a média nacional. 
A premiação das cidades vai ocorrer dentro da programação do II Simpósio Ranking ABES, hoje, das 9 às 12 horas, no auditório do CRQ (Conselho Regional de Química), em São Paulo. 

Conheça as cidades melhor posicionadas no ranking



Grande porte:São Caetano do Sul SP – Piracicaba SP – Curitiba PR – Poá SP – Santos SP – Cascavel PR – Maringá PR – Leme SP – Franca SP – Pindamonhangaba SP – Sertãozinho SP – Catanduva SP – Ribeirão Preto SP – Londrina PR – Birigui SP – Taubaté SP – São José dos Campos SP – Cambé PR – Salto SP – Araçatuba SP – Jundiaí SP – Niterói RJ – Botucatu SP – São Carlos SP – Araraquara SP – Limeira SP – Sorocaba SP – Uberlândia MG – Pinhais SP

Pequeno e médio portes: Santa Fé do Sul SP – Uchoa SP – Guaíra SP – Votuporanga SP – Guariba SP – Guarantã SP – Barbosa SP – Buritama SP – Santa Ernestina SP – Lins SP


botucatumaravilhosasaúdesaneamentoSabesp

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.