Criado em 2013, o grupo de teatro "Gente de Quem?" nasceu para provocar, resistir, existir e movimentar a arte e cultura da nossa região!

Agências de Marketing em Cerquilho, SP

Criado em 2013, o grupo de teatro "Gente de Quem?" nasceu para provocar, resistir, existir e movimentar a arte e cultura da nossa região!

Publicado em: 17/09/2021 às 13:46   Por Solutudo Cerquilho
WhatsApp Image 2021-09-17 at 13.00.03

Neste dia Nacional do Teatro, entrevistamos o Grupo "Gente de Quem" que atua na cidade de Cerquilho e traz alegria para a população!

 

O Grupo de teatro denominado "Gente de Quem" surgiu no ano de 2013 com Alunos da Estação Cultura de Cerquilho juntamente com o professor Hugo Muneratto  que resolveram se inscrever num projeto do Governo chamado “Projeto Ademar Guerra”.

 

"Esses tinham o desejo de ter um grupo de teatro e não mais participar das oficinas oferecida pela Prefeitura." O projeto (que ainda existe), tem o intuito de formar grupos de teatro, oferecendo orientações com profissionais da área cultural, sendo elas: criação de grupo de teatro, consciência corporal, consciência vocal, gerenciamento, divisão de funções e como organizar um espetáculo.

 

 

"Essas orientações eram oferecidas por um ano, e como conclusão o grupo ofertava uma mostra para a comunidade. apresentava o espetáculo montado para a sua cidade. Foi assim também que nasceu a MostraTeatral de Cerquilho."

 

O nome "Gente de Quem" faz uma provocação ao que acontece especialmente nas cidades do interior. É muito comum perguntarem o seu sobrenome para saber de "qual família você é". É uma questão cultural e ao mesmo tempo preconceituosa que ainda acontece muito em várias cidades. Com esse nome, o grupo de teatro busca provocar uma reflexão nas pessoas sobre este tema.

 

 


Os integrantes do Grupo "Gente de Quem" são a Ismênia Leão, Camila Trevisani, Giovana Rodrigues, Giovanna Vieira, Vinicius de Mello, Vitória Cardoso e Zelão Souto.

 

O grupo existe desde 2013 e desde esse tempo já fizeram várias apresentações que cada uma teve seu significado para cada integrante. Dentre elas:
- 2013  “Lampião e Maria Bonita no Reino do Divino” texto de Anna Maria Dias;
 - 2014: "Feitos de Açúcar", texto de Lucimara Portela; 
 - 2015: "Zé Vagão da Roda Fina e Sua Mãe Leopoldina", texto de Sylvia Orthof; 
 - 2016: "O Colecionador de Primaveras", inspirado no texto de Lucimara Portela; 
 - 2017 a 2019: "As Peripécias da Côrte de Lá", texto Grupo Teatral "Gente de Quem?"; 
 - 2020: Produção e adaptação do espetáculo "As Peripécias da Côrte de Lá - Em EAD um encontro com a VITALIDADE ETERNA", para apresentações em plataformas digitais;
 - 2021: “Fragmentos e Memórias, um baralho em construção”. Texto Grupo Teatral “Gente de Quem?”. 


"Impossível responder o que mais marcou o grupo, afinal cada integrante viveu um processo dentro do coletivo. Temos o Espetáculo “As Peripécias da Côrte de Lá”, que acaba sendo o “amorzinho” da atual formação do Grupo Teatral “Gente de Quem?”, mas ainda sim cada integrante viveu algo mágico em outros trabalhos."

 

 

Diante da Pandemia que pegou todos de surpresa, a área mais afetada foi a cultural. Todos que faziam parte deste grupo tiveram que se virar nos 30 para conseguir sobreviver diante deste novo mundo. Com relação a isso, o grupo criou um espetáculo on-line e realizaram uma mostra no mesmo formato.

 

"A experiencia mais arriscada do grupo. Pelo fato de que a criação de um espetáculo on-line é necessária uma produção tecnológica, equipamentos, internet de qualidade e muito ensaio. Foi o ano que o grupo tinha o desejo de rodar o país com “As Peripécias da Corte de Lá”, então era o material que tínhamos em mãos."

 

Começaram a experimentar as cenas cada um na sua casa sem expectativa de nada, uns apenas com seus celulares, outros com computadores que não tinham capacidade nem de suportar o zoom direito, mas seguiram. "Quando olhamos para o material, tínhamos um espetáculo on-line, criamos uma produção que nunca tínhamos feito, saímos das ruas para as telas."

 

Criaram um trabalho de mídia digital que pode ser visto no Instagram do grupo. "Pensando em como criaríamos um “novo público”, que ainda seria os passantes, mas agora “os passantes das telinhas”."

 

"Tivemos apoio para a reforma dos nossos figurinos da querida Andrea Areco, e para a Mostra no ano de 2020 recebemos o apoio @caramelle_tortas  @agridoce07  @burger_beer_cerquilho com um sorteio super delicioso nas redes sociais. "


Agora com a vacinação avançando no país, podemos voltar a sonhar com novos eventos e espetáculos para irmos prestigiar. "O maior desejo do grupo e retornar para nossas apresentações, intervenções nas praças e ruas, voltar para o palco e receber o carinho do público de perto. Escrevemos um projeto para o Proac/2021, um edital do Governo do Estado. Estamos na expectativa para o resultado, se passarmos tem uma surpresa/processo novo para sair do forno."

 

 

Fazer parte de um Grupo de Teatro é: "Resistir, existir, continuar sonhando e movimentando a arte e a cultura da nossa região." (Grupo Teatral "Gente de Quem?", 2021)

 

Entrevista por: Katieli Petenon Antoniali


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.