Alavancagem financeira: O que é e como funciona

Consultorias em Jundiaí, SP

Alavancagem financeira: O que é e como funciona

Publicado em: 13/05/2021 às 01:06   Por Pedro Braggio Educação Financeira
Alavancagem financeira: O que é e como funciona
Alavancagem financeira: O que é e como funciona


Resumidamente, a alavancagem financeira é uma característica que impulsiona a rentabilidade e o risco de um determinado investimento, aumentando as possibilidades sem precisar que o custo inicial seja acrescido.

LEIA MAIS:
Planejamento de aposentadoria para funcionários de carreira
Controle financeiro para profissionais da saúde
Educação financeira e qualidade de vida para profissionais do direito

Ela permite um crescimento rápido do patrimônio, porém os riscos também crescem. Sendo assim, é preciso estudar muito bem as possibilidades.

Em outras palavras, a alavancagem financeira é uma estratégia de operação acima dos valores existentes em conta, potencializando as chances de rentabilidade e também de prejuízos.

Dentro do mundo financeiro, a alavancagem é um recurso importante para investidores de renda variável. Ela pode ser feita na Bovespa, por meio de ações, e na BM&F, por meio de contratos ou minicontratos de dólar e índice.

O ideal é que o recurso seja utilizado pelos investidores que já conseguem fazer um ótimo gerenciamento de risco.

Como funciona a alavancagem financeira

A alavancagem financeira funciona da seguinte forma: é preciso depositar uma determinada garantia, em dinheiro ou ativos, quando você crê em uma operação. Para não deixar a oportunidade passar, o investidor faz um empréstimo que será devolvido em seguida, quando o investimento trouxer retorno. Da mesma forma, caso o valor não seja pago no período combinado, o investidor terá de arcar com os juros e a perda de capital.

Com esse recurso é possível “fazer mais com menos”, entretanto é necessário planejamento para estar preparado para os piores cenários de uma aplicação.

Vantagens de operar alavancado

A principal vantagem da alavancagem financeira é o impulsionamento dos ganhos a curto prazo, mesmo dispondo de poucos recursos.

Tomamos como exemplo a situação de alguém que não possui dinheiro em conta, mas sim ativos que podem ser utilizados como garantia. Dessa forma, é possível realizar uma operação short, quando se aposta na desvalorização de um ativo.

Operar vendido diz respeito ao ato de vender ações que não se possui, esperando uma queda no preço para comprar novamente por um valor menor, obtendo assim lucro com a diferença.

Da mesma forma, caso as ações subam, será preciso pagar pelo prejuízo, por esse motivo é necessário a margem de garantia citada.

Cuidados com a alavancagem financeira

É preciso, inicialmente, ter consciência do ponto de entrada correto, do capital mínimo, do stop loss e da perspectiva de risco. Tudo isso deverá ser levado em conta para tomar a decisão da proporção de alavancagem.

Porém, é preciso ter em mente que todo negócio envolve riscos e o ideal é sempre diversificar os investimentos. Nunca se deve apostar tudo somente em uma única operação. Bons traders conseguem obter sucesso com ou sem a alavancagem.

No caso de um bom palpite, comece aplicando uma pequena quantia, para conferir o potencial do trade, aumentando gradualmente o investimento. A alavancagem deve ser utilizada em último caso.


alavancagemfinanças empresariaisespecialista financeiro

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.