Relé falta de fase, como funciona?

Eletrônica - Automação Industrial em Marília, SP

Relé falta de fase, como funciona?

mat 3

O que é relé falta de fase?

O relé falta de fase assim como outros tipos de relés, é um dispositivo que executa uma ação de comutação de contatos a partir de alguma situação que ele identifica.

Como está descrito em seu nome, a principal condição para o acionamento deste relé é a falta de fase.

Há também outras condições para o acionamento, como por exemplo:

  • A inconsistência de uma fase
  • A sequência errada das fases(quando o relé possuir essa função)
  • A assimetria do ângulo das fases
  • A tensão acima ou abaixo do limite máximo ou mínimo, respectivamente
  • Falta do neutro (se houver)

Todas essas condições dão a ele a classificação merecida de um dispositivo de proteção.

Relé Falta de Fase: Composição

A composição do relé falta de fase trifásico é feita com base em eletrônica juntamente com o magnetismo! Este dispositivo possui como principais elementos:

  • Um Circuito Eletrônico de Monitoramento de Fases
  • Um Microprocessador
  • Um Relé Interno
  • Um Contato Comutador

Contato Comutador

Entender sobre contatos é muito importante, não só para você conseguir entender o funcionamento do relé de falta de fase, mas também para aumentar seu conhecimento e fazer você interpretar melhor os diagramas de comandos elétricos, por exemplo.

O contato comutador é um contato que realiza a comutação entre um contato aberto e um contato fechado, ou seja, tem a função de ambos os contatos:

  • Contato NA que é o contato que normalmente está aberto e quando é energizado se fecha.
  • Contato NF, que é o contato que normalmente está fechado e quando é energizado se abre.

Por fornecer as duas funções, o contato comutador é muito utilizado em relés e não em contatores.

Pela simbologia abaixo, podemos ver que um contato comutador pode ser usado para “alternar” entre dois caminhos em uma linha de comandos elétricos.

Relé Falta de Fase: Como Funciona?

O relé falta de fase tem um funcionamento bastante interessante! Ele é usado na maioria das vezes como proteção de motores elétricos trifásicos, principalmente por possuir uma ação rápida e precisa. Essa característica é muito importante porque os motores trifásicos necessitam das três fases para funcionar, ou seja, se houver a falta de uma delas existe um alto risco de queima do motor.

Este relé age monitorando as três fases de alimentação do circuito, mas como ele faz isso? O relé falta de fase possui um circuito eletrônico que é responsável por monitorar a passagem das fases.

Quando uma das fases não é detectada por esse circuito eletrônico, um microprocessador alimentado por uma tensão diminuída por um resistor, envia um sinal que faz com que o relé interno acione e comute os contatos.

O relé falta de fase libera a energia para o funcionamento do contator ligado à ele assim que o contato NA fecha, fazendo com que a alimentação do contato NF seja cortada. É recomendado que o contato NF seja ligado à algum LED de aviso de falha ou à uma sirene.

Fonte: https://www.mundodaeletrica.com/rele-falta-de-fase-como-funciona/#:~:text=O%20rel%C3%A9%20falta%20de%20fase%20possui%20um%20circuito%20eletr%C3%B4nico%20que,acione%20e%20comute%20os%20contatos.


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.