COMO MONTAR E ABRIR UM MERCADINHO DE SUCESSO

Mercados em Marília, SP

COMO MONTAR E ABRIR UM MERCADINHO DE SUCESSO

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Pensando em abrir um mercadinho, mercearia ou minimercado? Esse pequeno tipo de negócio voltado para o comércio de frutas, verduras, cereais e demais produtos úteis no nosso dia a dia recebe um nome diferente em cada região. 

Acontece que muitos brasileiros enxergam no mercadinho uma oportunidade de trabalho e início do próprio negócio.

A gente sabe que o brasileiro possui na veia um grande espírito empreendedor. De acordo com pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor, 33% dos entrevistados disseram ter interesse em um negócio próprio. 

O mesmo estudo aponta que a taxa de novos negócios total do Brasil está em 38%. Ou seja, 52 milhões de brasileiros são donos de uma empresa. 

Ao mesmo tempo, diversos fatores têm contribuído para o fechamento de pelo menos 50% das empresas com menos de 4 anos de funcionamento. 

Sendo assim, para evitar que seu negócio entre nessa estatística, vamos te apresentar os principais fatores para você montar um mercadinho de sucesso.

Continue lendo e descubra o jeito certo de fazer sua empresa não fechar. Boa leitura!

 7 dicas para montar e abrir um mercadinho de sucesso

1.Faça um planejamento antes de abrir um mercadinho

Se você é um leitor assíduo em nosso Blog, já percebeu que na maioria dos nossos textos o planejamento é um assunto bastante presente. 

Não é por menos, segundo a Causa Mortis, estudo feito pelo SEBRAE que mostra os motivos do fechamento das empresas, a falta de planejamento é uma das razões que leva um negócio a falência. 

Informações básicas são ignoradas com frequência pelos empreendedores. Então, é o mesmo que querer construir uma casa começando pelo telhado. Você sabe que isso é impossível. 

“Mas é só um mercadinho, é algo pequeno, não precisa de tudo isso!”

Não, não é só um mercadinho. Afinal, sua empresa é a sua fonte de renda. Desse modo, relacionar a importância de um bom planejamento ao tamanho da empresa é um grande erro que pode levar seu comércio a baixar as portas com rapidez. 

2.Busque a capacitação constante 

Saber vender não é o suficiente para manter um negócio. Afinal, o mercado está cada vez mais dinâmico, os consumidores mais exigentes e os concorrentes cada vez mais preparados. 

Diante de tudo isso, não se capacitar antes mesmo de montar seu mercadinho é como se jogar em alto mar sem saber nadar. 

Por mais que você tenha uma boa experiência de mercado, se qualificar nunca é demais. Além disso, as coisas mudam em velocidade muito grande e você precisa acompanhar essas mudanças. 

Existem inúmeros materiais e cursos gratuitos que vão contribuir muito para o seu processo de aprendizado. Além do blog da Casa Magalhães, o Sebrae, Abras, Fundação Bradesco, Google, Endeavor, são algumas das plataformas de estudos que podem lhe auxiliar nessa jornada de conhecimento. 

3. Faça uma boa gestão financeira

Segundo o estudo Causa Mortis, 39% dos empreendedores que faliram não sabiam sequer qual era o capital de giro necessário para iniciar a empresa.

“O capital de giro é o dinheiro que uma empresa tem disponível para honrar compromissos de curto prazo e garantir a continuidade de suas operações.”

Se você não sabe pra onde ir quando o assunto é finança,então busque se capacitar ou peça ajuda de alguém de sua confiança. Contudo, não se permita ficar perdido.

Não deixe para fazer a gestão financeira do seu mercadinho só depois da abertura, execute essa ação ainda no planejamento. Dessa forma, as chances de você ser pego de surpresa são bem menores e caso seja, estará preparado.

Existem erros bastante comuns quando se trata da administração financeira de uma empresa. Evitar esses erros, pode não ser tarefa fácil, mas trará inúmeros benefícios pro seu negócio.

4.Invista em tecnologia no seu mercadinho

De acordo uma matéria publicada pelo portal de notícias Exame, a tecnologia aumenta  em até 70% a receita das empresas. 

Todos os erros citados ao longo do texto podem ser diminuídos ou até mesmo evitados por meio do uso da tecnologia.

Iniciar o planejamento do seu mercadinho sem colocar nele o uso de recursos tecnológicos é um erro, por menor que sua empresa seja, por mais que seja apenas você trabalhando nela. 

Logo, busque sistemas para mercadinhos que atendam sua necessidade. Hoje é possível encontrar no mercado, bons softwares com preços acessíveis.

Como seu mercadinho está iniciando, ele não vai precisar de grandes aparatos tecnológicos como os que têm em grandes supermercados. 

Agora, você deve estar se perguntando como escolher os equipamentos certos para seu comércio, não é mesmo? 

As buscas pela internet são uma excelente forma de encontrar uma variedade de produtos. Antes de mais nada, destaco aqui a importância de ver a opinião dos consumidores sobre o equipamento em sites como o Reclame Aqui, Google e na própria rede social do fornecedor.

Visitar concorrentes, ou lojas do segmento é recomendadíssimo, pois além de conseguir ver a tecnologia funcionando, você pode coletar a opinião de quem o utiliza no dia a dia.

Entenda por que é fundamental investir em automação comercial, compreenda e saiba escolher o sistema ideal para seu negócio.

5. Conheça o seu regime tributário para abrir um mercadinho

Um outro motivo apontado pela Causa Mortis acerca das empresas que fecharam em pouco tempo após sua abertura, está a falta de conhecimento do regime tributário e dos aspectos legais do negócio.

A ausência de entendimento dos seus direitos e deveres como empreendedor, a falta de conhecimento das leis vigentes, a não formalização do negócio e a tentativa de “burlar a burocracia” são prejudiciais para uma empresa. 

Dessa forma, você está exposto a multas,a apreensão do seu comércio e das mercadorias pelos órgãos competentes.

Sei que tudo isso demanda tempo e dinheiro, mas se prevenir e agir conforme a lei é a melhor maneira de garantir a duração do seu mercadinho. Por isso, saiba quais são as etapas para formalizar um negócio, e tenha menos dor de cabeça.

6. Divulgue o seu mercadinho

Do que adianta você abrir um mercadinho e não divulgá-lo? 

Cerca de 25% das empresas que fecharam não investiram em sua comunicação. Portanto, além de atrair clientes, uma boa divulgação contribui com a fidelização.

Para exemplificar, vou compartilhar um relato pessoal sobre uma forma simples e gratuita para atrair clientes por meio da comunicação, 

O atacarejo que faço minhas compras do mês manda toda semana, via Whatsapp, suas oferta. Assim, fico ciente das promoções e posso ir lá caso esteja precisando de algo.

As Redes Sociais e o Google são ferramentas gratuitas, que vão ajudar muito a tornar sua loja mais conhecida.

7. Contrate bons fornecedores

Oferecer ao cliente um produto de qualidade é uma forma de dizer que sua empresa se importa com ele. 

Isso é tão sério que 67% das empresas que fecharam apontam a falta de procura por fornecedores com qualidade e preço como um dos motivos de falência do negócio.

Para não errar na escolha, busque prospectar no mercado parceiros de negócios inovadores e que tenham capacidade técnica, produtiva e financeira. Ou seja, pesquise, veja referências, se possível visite as empresas desses fornecedores e saiba como eles trabalham e cuidam do seu produto.

Para fazer uma boa gestão de fornecedores, é necessário começar já com uma seleção eficiente. Por isso, não negligencie essa etapa escolhendo qualquer um, seja exigente.

Fonte: https://www.casamagalhaes.com.br/blog/supermercado-e-varejo/abrir-um-mercadinho/


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