Terraplanagem: Tudo que você precisa saber

Terraplanagens em Ourinhos, SP

Terraplanagem: Tudo que você precisa saber

pasted-image-0_Easy-Resize.com-1-1024x768

A Terraplanagem ou Terraplenagem é uma etapa extremamente necessária na construção de edifícios, estradas ou, até mesmo, para evitar possíveis acidentes com o solo.

Negligenciar essa etapa pode trazer muitos riscos para a construção e para as pessoas envolvidas, podendo causar acidentes graves.

Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é e para que serve a terraplanagem, além da importância de optar por uma boa empresa na hora de iniciar o serviço de terraplanagem em suas obras.

 

Procedimento de terraplanagem?
Para realizar a terraplanagem, é necessário ter a avaliação de profissionais para determinar a necessidade do procedimento e onde será realizado. Em alguns casos, pode até ser necessário fazer um levantamento topográfico da região.

Há vários procedimentos que podem compor essa etapa, dependendo do terreno. Alguns deles são:

- Escavação: quando é necessário retirar a terra em excesso do local.
- Destocamento: algumas obras podem ser dificultadas por excesso de árvores ou plantas do local, então esse procedimento é realizado para essa retirada.
- Drenagem: retirada de água.
-Aterramento: em terrenos com pouca terra, é realizado o aterramento para suprir sua falta. Geralmente é usada a terra vermelha.
- Demolição ou remoção: também faz parte da terraplanagem e nada mais é do que a retirada de edifícios ou restos de construções prévias do local.
- Compactação do solo: é o ato de aumentar a densidade do solo com rolos compressores, para reduzir a quantidade de ar.

O procedimento necessário vai depender do que o profissional escolhido julgar ser mais eficiente para aquela obra.

 

Qual o tempo médio de duração da terraplanagem?

A terraplanagem é extremamente importante para garantir o sucesso da obra. O tempo de duração de um serviço de terraplanagem vai depender muito do terreno, do procedimento e das condições externas.
Geralmente, dura em torno de 40 a 90 dias, mas em alguns casos pode chegar a 180 dias.

 

Quais os equipamentos mais utilizados na terraplanagem?
Os equipamentos exigidos para o procedimento podem variar imensamente. Alguns dos mais utilizados são:

- Retroescavadeira

- Escavadeira hidráulica

- Pá-carregadeira

- Mini pá-carregadeira ou BobCat

- Mini Escavadeira

- Motoniveladora ou Patrol

- Rolo compactador pé de carneiro

- Rolo compactador liso

- Caminhão Pipa

- Caminhão Munck

- Caminhão caçamba

- Caminhão carroceria

- Caminhão comboio ou Melosa

 

Todos esses equipamentos são caros e exigem manutenção, que também tem um alto custo. 
Além dos valores a serem investidos, o próprio procedimento requer mão de obra capacitada e precisa atender a critérios bem específicos exigidos pelo poder público.
Por isso, muitas construtoras procuram terceirizar o serviço, optando por uma empresa especializada, a fim de ter um procedimento bem feito e sem custos exacerbados.

Por que se preocupar com esse procedimento?
Em qualquer construção, é necessário ter cuidado com todas as etapas e todos os procedimentos, por lidar diretamente com a segurança e vida de pessoas.
Seja na construção de casas, edifícios, galerias ou qualquer outro tipo em alvenaria, a terraplanagem, sem dúvida, é uma das etapas mais importantes, pois é com esse procedimento que são lançadas as bases e fundações de um projeto.
Por isso, se realizada incorretamente, pode acarretar diversos problemas e até comprometer toda a construção.

A não execução dessa etapa ou sua má execução pode resultar em:

- Rachaduras ou desabamentos
- Um terreno desnivelado
- Acidentes
- Risco de a obra ser embargada pelo poder público

 

O que pode acontecer caso seja feita incorretamente?
Infelizmente, muitas pessoas não levam a sério a importância de um profissional para realizar a terraplanagem e acabam optando pela opção mais “barata”.
Mas o barato pode sair caro. Ao falhar em preparar o local da construção, o resultado pode ser desastroso.
Optar por não fazer a terraplanagem pode trazer enormes prejuízos econômicos, bem como deslizamento de terra e erosão, que podem gerar rachaduras, danos à estrutura e colocar vidas em risco.
Além disso, todo o projeto da construção pode ser embargado pela justiça caso seja detectado que haja riscos presentes ou que esteja sendo feito de forma ilegal.
A preparação correta do terreno garante a segurança da estrutura e de todos que venham a utilizá-la, além de impedir possíveis problemas com a justiça e de garantir que a construção esteja de acordo com as normas e leis locais

Escolha uma empresa de confiança
Já frisamos a importância não somente de optar por fazer a terraplanagem, mas também de ela ser feita corretamente, visando prevenir possíveis acidentes e prejuízos econômicos.
Para evitar todos os possíveis resultados ruins, é necessário escolher uma empresa comprometida e confiável para serviços de terraplanagem para sua construção.
É importante contratar uma empresa com experiência no ramo de construção, que tenha bons materiais e busque atender às necessidades dos seus clientes.

 

Fonte: Armac


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.