Visão do cachorro: curiosidades que você não sabia

Clínicas Veterinárias em Santa Cruz do Rio Pardo, SP

Visão do cachorro: curiosidades que você não sabia

cachorro

1- A percepção das cores é reduzida

Alguns mitos são comuns de serem ouvidos em relação à forma como os cães enxergam o mundo. Por exemplo, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os cães não enxergam o mundo em preto e branco, mas também não o vêem tão colorido quando os humanos. 

Enquanto os humanos são capazes de enxergar 150 cores e terem sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde, os cachorros limitam-se apenas a 40 cores e são sensíveis apenas alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o rest em cinza.
 

2- Visão periférica

O fato deles não serem tão capazes de perceber cores quanto os humanos não significa que sua visão seja ruim. Em alguns aspectos a visão deles é muito mais apurada. 

É o caso do tamanho do campo visual. A posição dos olhos dos cães varia de raça para raça, mas geralmente ficam posicionados nas laterais da cabeça, permitindo uma visão de 240º, enquanto os olhos humanos têm capacidade de 180º.

Isso determina o que se chama de visão periférica, que permite ao cão captar ângulos muito maiores e captar objetos que estejam fora do foco principal com mais facilidade. Ao mesmo tempo, quando mais lateral a imagem captada pelo animal, mais embaçada ela fica e com menos profundidade.
 

3- Eles são muito sensíveis a movimentos

Além de possuírem uma acuidade visual superior, que dá mais clareza na visão e eles são capazes de perceber movimentos com muito mais sensibilidade.

De fato, os cães gostam mais de movimento do que de cores. 

Um exemplo prático para entender essa característica é a sina que os cachorros tem por presas e insetos. As cores destes insetos que vivem entre as folhagens e matos costuma ser em tons de verde ou marrom, justamente para facilitar a camuflagem. Para os cães, as cores destes insetos não fazem diferença, uma vez que seus olhos não percebem o verde de um grilo, por exemplo. Porém, estes insetos que se camuflam entre as vegetações se movimentam, e por mais lenta que seja esta movimentação, a sensibilidade da visão de um cão é capaz de perceber que há algo ali.

4- Visão noturna

A capacidade de enxergar bem no escuro é uma herança dos ancestrais dos cães. Houve um tempo que os cachorros eram usados essencialmente para a caça, e por isso desenvolveram a habilidade de visão noturna.

Para entender isso, é preciso saber que os olhos são compostos por células cones e bastonetes. Os cones são os responsáveis pelas cores. Nos olhos dos seres humanos, existem 3 tipos de células cones que permitem a enxergar as cores que se conhecem hoje, mas os cães possuem apenas 2 tipos de cores, o que restringe o número de cores que eles podem ver.

Já os bastonetes, são responsáveis pela percepção visual noturna, ou seja, facilitam a captação de imagens mesmo sem muita luz, e essa célula existe em uma quantidade muito maior nos cães que nos humanos. Por consequência, os cachorros precisam apenas de ¼ de luz necessária para um ser humano para enxergar no escuro.

Outras curiosidades sobre a visão do cachorro

Depois de saber tudo isso você pode se perguntar: então porque a maioria das embalagens de produtos para pets são vermelhas ou tons parecidos? É porque elas são pensadas para atrair o comprador humano, e não o cachorro. E a cor vermelha é extremamente atrativa aos humanos.

Porém, os brinquedos nas cores azul e amarelo são mais indicados para os cães pois são cores que eles são capazes de diferenciar e por isso serão brinquedos mais atrativos.

Outro fato importante é que existem cães podem desenvolver problemas visuais. Inclusive, algumas raças são mais propensas e isso, como o Pasto Alemão. Há também raças que enxergam muito melhor que outras, é o caso do Labrador.

Fonte: cassul.com.br


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.