Pilates para a 3ª Idade

Pilates
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

Os benefícios do Pilates na terceira idade vão desde o alívio das dores provenientes da idade até melhora da auto-estima. Tais benefícios são principalmente no alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz.
O programa consiste em uma série de exercícios feitos em equipamentos apropriados cuja intenção é trabalhar todos os músculos do corpo de maneira harmoniosa. Os exercícios são graduados de acordo com a capacidade física de cada aluno, sempre levando em consideração suas restrições a determinados tipos de movimentos e principalmente se adequando para sua idade.

O aumento do equilíbrio corporal também é um grande avanço, já que o idoso tem seu equilíbrio comprometido devido à idade. Tudo isso quase sem risco de lesão corporal, já que Pilates é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança, não cansa e não causa dores musculares posteriores, como é o caso da ginástica convencional. Outra questão fundamental é que os exercícios do método não apresentam nenhum tipo de impacto às articulações, e podem ser praticados mesmo por idosos que sofram de artrose, artrite ou osteoporose.

Metas com os exercícios:

• Melhorar a postura antes e após a gestação
• Fortalecer os MMSS para os cuidados com o bebê
• Fortalecer os MMII para suportar a sobrecarga corporal
• Fortalecer o abdome para prevenir ou corrigir diástase (fisiológico até 2 cm)
• Melhorar a percepção e controle dos músculos do assoalho pélvico. (No ultimo trimestre não estimular a contração do períneo, pode induzir o trabalho de parto por estimular também a contração uterina)
• Prevenir dores
• Manter a aptidão física.

Na ausência de contraindicações clínicas ou obstétricas para a prática de exercício, todas as gestantes devem ser estimuladas a manter ou adotar um estilo de vida ativo durante o período gestacional. O exercício físico em intensidade leve a moderada é considerado prática segura tanto para a mãe quanto para o feto (ACOG, 2002; RCOG, 2006).
Faça uma avaliação conosco e venha sentir os benefícios do método neste período mágico.

 


Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?