Tudo sobre jardinagem: conheça 6 mitos e verdades

Floriculturas em Mineiros, GO

Tudo sobre jardinagem: conheça 6 mitos e verdades

jardinagem-quarentena-coronavirus-quarentena-bigstock-1-660x372

Se você está procurando um hobby, a jardinagem é uma boa opção. Além de embelezar sua casa, cuidar de um jardim é terapêutico e uma ótima forma de aproveitar o dia. De quebra, muitos acreditam saber tudo sobre jardinagem, mesmo sem ter experiência. Afinal, plantas só precisam de terra, sol e água, correto? 

Não é bem assim! Esse é um hobby delicado e que pode ser muito complexo. Por isso, se você deseja começar a cuidar de suas plantas, pesquise bastante e descubra os mitos e verdades quando o assunto é jardinagem! 

O que você precisa saber sobre jardinagem?

Para que você saiba tudo sobre jardinagem, vale aprender o que faz bem para suas plantinhas, como nutri-las da forma certa, como saber o que elas estão precisando e o que evitar para que elas se mantenham fortes. A seguir, desvendamos algumas das ideias mais difundidas sobre o que um jardineiro precisa saber

1. Plantas precisam de água todos os dias

Mito! É verdade que água é essencial para o crescimento de qualquer vegetal, mas umidade em excesso pode ser muito prejudicial para as plantas. As raízes são a base deles e são muito importantes, pois absorvem a água e os nutrientes da terra. 

No entanto, as verdinhas também necessitam de ar para sobreviver. Água em excesso impede que a raiz respire, matando-a pouco a pouco. Se você estiver regando muito, as folhas de sua planta ficarão murchas e sem vida. Por isso, siga algumas instruções na hora da rega: 

  • verifique se o solo ainda está úmido. Coloque seu dedo na terra e tente perceber se ainda há água. Se sim, espere mais um dia para regar de novo; 
  • fique atento às estações do ano. Dias mais quentes precisam de mais rega do que dias frios ou com temperaturas amenas;
  • se estiver com dúvida, melhor não regar. A maioria das plantas sobrevive melhor na falta de água do que no excesso. 

2. Regar durante o dia faz mal

Verdade! Especialistas indicam que a melhor hora para se fazer a rega é durante a manhã ou à noite. Regar durante a hora mais quente do dia pode causar um choque térmico na planta, o que é prejudicial à saúde dela. 

Além disso, a água vai evaporar rapidamente e seu jardim vai aproveitar muito pouco os nutrientes da planta.

 

3. Todo inseto faz mal para o jardim

Mito! Esse é um ponto de atenção para o seu manual com tudo sobre jardinagem. Na verdade, alguns insetos são ótimos para as plantas e indicam que seu jardim está saudável.

É claro, há insetos que são pragas, e é preciso ficar de olho neles. No entanto, se encontrar algumas das espécies abaixo em suas plantas, fique feliz, pois seu jardim está em ótimas condições!

  • joaninhas: em sua fase de larva e adulta, elas chegam a caçar 200 pulgões por dia, além de outras pragas;
  • louva-a-deus: ao contrário do que dizem, eles não comem as plantas, e sim as protegem. Eles se alimentam de insetos menores, como moscas, pulgões e mariposas; 
  • abelhas: se alimentam do néctar das flores e ajudam a polinizar seu jardim em uma relação de mutualismo; 
  • vespas: também são grandes polinizadoras; 
  • aranhas: usam suas teias para caçar insetos que tentam ficar nas plantas;
  • minhocas: arejam a terra e transformam resíduos orgânicos em húmus, que fornecem nutrientes para plantas

4. Cactos e suculentas não precisam de água

Mito! É verdade que os cactos e as suculentas retêm mais a água, mas eles também precisam de nutrientes. Na verdade, a rega deve acontecer de forma regular e pode variar de acordo com a estação: uma vez por semana durante os períodos mais quentes e uma vez a cada duas semanas nas estações frias. 

5. Pesticidas naturais são mais saudáveis

Esse é um mito comum em diversas áreas. De maneira geral, devemos evitar pesticidas ou outros aditivos artificiais em nosso jardim. Prefira substratos, adubos e fertilizantes para ajudar a sua plantinha a crescer. 

Mas fique atento, nem sempre o natural é mais saudável. Pense no seguinte: se até água em excesso pode matar as plantas, o que pode causar uma dose errada de café, vinagre ou outro ingrediente natural? 

Os pesticidas regularizados vêm com indicações e orientações de como aplicar a quantidade exata e qual a frequência ideal. Plantas são delicadas e precisam de quantidades precisas de nutrientes, adubos e fertilizantes. Por isso, cuidado com as receitas caseiras para jardinagem que estão na internet. 

6. Conversar ajuda as plantas a crescerem

Não é bem assim. Não há estudos científicos que provem que conversar com vegetais seja benéfico para seu crescimento. Porém, ao falar com as plantas, liberamos CO², um gás que é alimento para as plantas! 

Por isso, muitos especialistas aceitam essa prática como válida. Conversar também pode ser muito benéfico para o jardineiro, que cria uma relação de carinho com suas plantas. Na dúvida, converse com as suas! Entre as ferramentas de jardinagem, não há nenhuma que seja mais útil que o afeto. 

Já se sente mais seguro agora que sabe tudo sobre jardinagem? Então é hora de começar a criar suas próprias plantas!

 

Fonte: https://www.petz.com.br/blog/plantas/tudo-sobre-jardinagem/

 


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.