Quando devo trocar os pneus do meu carro?
Rodas - Pneus em Mineiros, GO
Quando devo trocar os pneus do meu carro?
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Nós da Marquinho Jc Pneus trabalhamos com diversas marcas e modelos de pneus, tudo com qualidade e profissionalismo que você merece. Trabalhamos também com serviços de borracharia, suspenção, balanceamento e Alinhamento. Traga já seu véiculo para Marquinho Jc Pneus.
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Quais são os princípios básicos?
Não há como dizer com exatidão quanto tempo dura um pneu. A vida útil e a quilometragem de um pneu dependem de uma combinação de fatores: escultura, hábitos do motorista, clima, condições das vias e cuidados com os pneus.
Algumas sugestões importantes e dicas:
1 - Tenha em mente o período de cinco anos
A partir de cinco anos de uso, os pneus devem passar por uma inspeção profissional minuciosa ao menos uma vez por ano.
2 - Dez anos é o máximo
Se não houve reposição dos pneus 10 anos após a data de fabricação, a Michelin recomenda a troca por pneus novos como precaução, mesmo que pareçam estar em condições de uso e o indicador de desgaste da banda de rodagem não tenha sido atingido. Isso também se aplica aos estepes.
3- A manutenção adequada aumenta a vida útil do pneu
A devida atenção à calibragem dos pneus, desgaste da banda de rodagem, alinhamento, etc., pode prolongar sua vida útil. Confira nossas dicas de manutenção agendada (link para a página Como faço a manutenção dos meus pneus)
No caso de produtos originais: siga as recomendações de troca dos pneus do fabricante do veículo.
Como verificar a data de fabricação
Procure o número de identificação DOT no flanco do pneu.
O que danifica os pneus?
Fatores físicos:
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Idade
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Desgaste e danos
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Condições viárias:
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Buracos, obstáculos, meios-fios, objetos pontiagudos, lombadas de redução de velocidade
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Clima:
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Temperaturas extremas
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Chuva, neve e gelo
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Óleo, graxa e outros produtos químicos
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Raios solares e ozônio intensos
Hábitos do motorista:
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Excesso de velocidade
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Arranques rápidos e frenagem de emergência
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Circulação em vias mal conservadas
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Não observarção de alterações no comportamento, ruídos ou vibrações
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Falta de consulta a um profissional quando ocorre alguma alteração
Uso indevido:
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Mistura de tipos de pneus
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Uso de rodas e aros de tamanhos incompatíveis
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Instalação de pneus que não possuem índice de capacidade de velocidade e carga ao menos igual ou superior ao índice originalmente especificado pelo fabricante do veículo
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Nova calibragem de um pneu que tenha esvaziado ou murchado
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Uso de estepe de tamanho diferente em velocidades acima de 80 km/
Preciso trocar agora?
Recomendamos a troca do seu pneu se:
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A banda de rodagem estiver desgastada abaixo dos níveis de profundidade recomendados
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O flanco está danificado
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Houver um furo na banda de rodagem com mais de 6 mm de diâmetro.
1- Inspecione seu pneu periodicamente e veja se há:
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Desgaste desigual da banda de rodagem
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Banda de rodagem rasa
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Objetos problemáticos (pedras, pregos, etc.)
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Áreas danificadas
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Bicos de válvula danificados
2- Preste atenção na “sensação” que seus pneus dão ao dirigir.
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Falta de maciez pode indicar danos ou desgaste excessivo dos pneus.
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Se você perceber vibrações ou outras anormalidades ao dirigir, dirija com cuidado até conseguir sair da pista com segurança para parar e inspecionar os pneus.
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Se um pneu estiver danificado, esvazie-o e substitua-o pelo estepe. Se você não vir danos no pneu e não conseguir identificar a causa da vibração, leve o veículo a uma revendedora de pneus para fazer uma inspeção completa.
3- Consulte um profissional
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Se vir algo de que não tiver certeza durante a inspeção, leve o veículo à sua revenda.
Como inspeciono meus pneus?
1- Verifique a calibragem
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É rápido e pode evitar muitos problemas
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Faça isso a cada 15 dias
Veja a calibragem do pneu: o que devo saber?
2- Adote um destes dois métodos para verificar o desgaste da banda de rodagem:
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Com um medidor de profundidade da banda de rodagem
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Com os indicadores de desgaste da banda de rodagem
Veja como verificar se você tem profundidade do sulco suficiente.
3- Inspecione seus pneus para identificar problemas de desgaste e danos
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Verifique se há furos ou deformações no flanco e a banda de rodagem para ver se os pneus estão se desgastando por igual
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Fique atento a alterações no comportamento ou controle do volante