MANUTENÇÃO PREVENTIVA: O QUE É, VANTAGENS E QUANDO APLICAR

Eletricistas em Boituva, SP

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: O QUE É, VANTAGENS E QUANDO APLICAR

homem fazendo manutenção

Como fazer um planejamento de manutenção preventiva?
Um bom planejamento da manutenção preventiva é importante para evitar desperdícios de recursos como materiais, mão de obra e tempo. Para fazer um plano de manutenção preventiva na sua empresa, recomenda-se seguir os seguintes passos:

1. Levantamento de informações
Inicialmente é necessário fazer um levantamento de informações acerca de todas as máquinas em funcionamento, como o histórico de intervenções já realizadas. Essa etapa é importante para definir quais equipamentos serão prioridade para a manutenção preventiva, bem como para identificar padrões que definirão a periodicidade das intervenções.

2. Análise dos custos
Nessa etapa é feito o orçamento. Deve-se levar em consideração os custos com materiais necessários, quantidade de colaboradores que irão realizar a manutenção, encargos trabalhistas e uso de softwares para a gestão da manutenção. Além disso, é importante atentar para o custo-benefício da ação, já que optar por comprar peças muito baratas e sem qualidade, por exemplo, pode gerar prejuízos futuramente.

3. Montagem de cronograma
O cronograma é importante para o registro do planejamento realizado. Nele, deve constar a frequência de manutenção, quando ela vai acontecer, quem será o responsável por fazer a intervenção, em quanto tempo a manutenção preventiva deve ocorrer, além dos recursos necessários para tal atividade.

4. Criar check-list de manutenção
Esse check-list servirá para garantir que a manutenção preventiva aconteça corretamente no equipamento. É uma verificação de que a máquina pode voltar à produção com confiabilidade e segurança.

5. Acompanhamento da atividade de manutenção
A gestão da manutenção deve estar atenta ao andamento das atividades de manutenção preventiva. Ademais, conversar com os operadores das máquinas que sofreram manutenção e estruturar KPI’s é indispensável para identificar eventuais oportunidades de melhoria no plano de manutenção.

Exemplos de manutenção preventiva
Segue abaixo alguns exemplos de atividades de manutenção preventiva dos equipamentos:

Inspeção Sensitiva
A equipe de manutenção realiza a inspeção por meio dos sentidos (tato, olfato, paladar, audição ou visão), buscando identificar uma anormalidade no funcionamento do equipamento. Esse tipo de inspeção não garante a identificação de falhas potenciais.

Inspeção Instrumentada
Esse tipo de inspeção é feito com o auxílio de instrumentos de fácil manuseio, como o termômetro. O objetivo é a identificação de anormalidades e possíveis falhas. Diferentemente da inspeção sensitiva, a inspeção com instrumentos permite a identificação de falhas potenciais em seu estágio inicial.

Substituição de itens desgastados, limpeza, ajustes e lubrificações 
Essas atividades de manutenção preventiva garantem a reconstituição do estado inicial do equipamento. O objetivo é garantir com que o equipamento continue desempenhando a sua função normalmente.

Fonte: eprconsultoria

 


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.