ALUGUEL DE CAÇAMBA E SUAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO

Caçambas em Lençóis Paulista, SP

ALUGUEL DE CAÇAMBA E SUAS REGRAS DE UTILIZAÇÃO

mat c2

Com as diversas informações que a internet possui sobre o aluguel de caçambas é difícil definir quais são as regras ainda vigentes e a melhor maneira de utilizá-las.

Para manter o tempo e planejamento da sua obra é necessário definir com antecedência os gastos, materiais permitidos, os períodos de permanência e retirada das caçambas, evitando multas e extensão do prazo.

Uma dúvida recorrente entre os locatários de caçambas é sobre o tempo disponível que ela ficará na obra.

Essa dúvida pode ser facilmente respondida com o aluguel por períodos.

Diferente de outros tipos de equipamentos e máquinas, que tem seu aluguel por diárias, as caçambas possuem o aluguel em períodos que variam entre 3 a 10 dias em local interno, de acordo com a empresa especializada.  

Porém, algumas regras devem ser seguidas para a utilização das caçambas de entulho, conheça mais sobre o tema:

Aluguel de caçamba

A maioria das pessoas não conhecem os procedimentos para a locação de equipamentos da construção civil, muitas acreditam que são situações burocráticas ou apenas não sabem o quanto precisam.

Toda obra, reforma ou empresa que gera entulho com volume superior a 50kg precisa contratar os serviços de uma empresa especializada em caçambas, como a Lafaete.

Para volumes abaixo dessa pesagem ou de até 2m³, a prefeitura concede o transporte gratuito desses entulhos até locais apropriados.

Para maiores informações sobre o assunto, procure a prefeitura da sua cidade ou solicite atendimento pelo site. Esse recurso é geralmente reservado por telefone, porém, varia conforme as cidades.

Quanto tempo a caçamba pode permanecer em local EXTERNO?

Caçambas de entulho podem ocupar vias públicas por até 72 horas, ou seja, no máximo 3 dias desde que estejam ocupando uma área física de estacionamento de um carro comum, seguindo o fluxo rotativo da avenida.

Outras regras são aplicáveis a esse tipo de utilização da caçamba em todo território nacional, confira algumas delas:

  • Estacionamento sobre as calçadas, bocas de lobo, pontos de acessibilidade ou locais proibidos para qualquer veículo automotivo, como: faixa de pedestre ou faixa amarela;
  • A menos de dez (10) metros da esquina;
  • Permanência superior a 72h em vias públicas;
  • Permanência em vias públicas quando não há utilização para coleta (caçamba vazia ou para lixo residencial);
  • Estacionamento apenas em ruas com mais de 7 metros de largura;
  • Confira se há determinação de carga e descarga no local escolhido para a instalação da caçamba, se houver, ela deve cumprir os horários estabelecidos;
  • Afastamento de 30cm da calçada para desbloquear o fluxo de água;
  • Não é permitido o descarte de materiais químicos ou fluídos em caçambas inapropriadas e sua permanência em via pública.

As regras citadas são regulamentadas pelos municípios pela norma da ABNT NBR 14.728/2005, estabelecidas pelo Comitê Brasileiro de Implementos Rodoviários.

Por isso, seu descumprimento pode resultar em multas de até R$1.000,00 para clientes ou para empresas.

Quanto tempo a caçamba pode permanecer em local INTERNO?

Em local interno não há limites de dias estabelecido pela prefeitura, porém essa quantidade é definida de acordo com o período de locação da empresa prestadora de serviço, em geral esse tempo varia entre 3 a 10 dias.

Caso o cliente não consiga concluir sua obra no período estabelecido, ele pode prorrogar o aluguel da caçamba por mais alguns dias, devendo pagar, portanto, o novo período de locação.  

Em caso contrário, com a antecedência no período de entrega da caçamba, o cliente poderá entrar em contato com a empresa e solicitar a retirada do material.

Mas essa ação não inclui descontos na locação do período.

Qual valor da caçamba?

Os valores das caçambas são geralmente tabelados no Brasil, porém é necessário consultar a média de preço do seu bairro e município para encontrar o valor ideal para você.

Vale lembrar que há empresas que estão muito abaixo do preço por seu descarte inadequado dos resíduos ou entulhos.

Essas empresas além de não atender às regras estabelecidas, agem de forma ilegal e prejudicam o meio ambiente.

Essa ação pode resultar em multas tanto para a empresa quanto para o cliente, por isso não se deixe enganar por valores abaixo do mercado.

 

 

A empresa disponibiliza funcionários para encher a caçamba?

Não, a empresa apenas concede a caçamba para utilização própria.

Regras para o uso da caçamba

As caçambas são próprias para resíduos ou entulhos provenientes de reformas, obras ou materiais orgânicos.

É fundamental conhecer os materiais que podem ser depositados para evitar surpresas!

Alvenarias, concreto, argamassa, gesso, vidro, cimento, tijolos, areia, pedras, resto de carpete, plástico, lã de vidros, cerâmicas, madeiras, metais e canos são resíduos que podem ser divididos em duas categorias de entulho, os reutilizáveis e os recicláveis. .

Já os materiais líquidos ou químicos, como tintas, solventes, lixo hospitalar, devem ser descartados em caçambas específicas, pois necessitam de maior segurança e responsabilidade com o descarte.

Independente do material a ser descartado, é importante não ultrapassar a barra de segurança existente na caçamba.

Esse respiro da borda equivale a 10 centímetros para o interior, e todo material que exceder deverá ser cortado ou partido para a segurança do transporte. O descumprimento desta norma pode ocasionar multas de até R$ 250,00. 

Fonte: https://www.lafaetelocacao.com.br/artigos/aluguel-de-cacamba/#:~:text=Alvenarias%2C%20concreto%2C%20argamassa%2C%20gesso,os%20reutiliz%C3%A1veis%20e%20os%20recicl%C3%A1veis.%20.


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.