Existe diferença entre psicólogo e psicanalista?

Terapias em São Paulo, SP

Existe diferença entre psicólogo e psicanalista?

psicólogo3

A resposta para essa pergunta é bem simples. Sim, existe diferença entre psicólogo e psicanalista. Apesar de ambos estudarem o psíquico humano, existem diferenças em diversos aspectos envolvendo a profissão. Entender essa distinção é importante tanto para quem deseja recorrer a um desses profissionais para cuidar da sua saúde mental como para os interessados no curso de Psicologia e precisam entender melhor como é a carreira na área. 
 

O que faz o psicanalista? 

 
A psicanálise surgiu no final do século XIX a partir dos estudos de Sigmund Freud. O ponto de partida desse método terapêutico é o inconsciente. Ou seja, o psicanalista estuda, investiga e se preocupa a compreender o inconsciente e as suas particularidades. Ao contrário da Psicologia, não existe uma graduação em Psicanálise. 
 
De modo geral, para ser psicanalista é necessário ter formação em medicina ou psicologia e realizar um curso em instituições de psicanálise reconhecidas. No Brasil a profissão ainda não é regulamentada, porém o ofício é considerado livre. 
 
Uma consulta ou sessão com um psicanalista tem como método principal a conversação. Ou seja, o paciente é estimulado a falar tudo o que quiser. A partir disso, o analista interpreta e avalia esse diálogo para identificar a origem inconsciente daquilo que impede a resolução dos seus problemas.
 

O que faz o psicólogo?

 
Além da graduação, outra diferença entre a psicologia e a psicanálise é que o psicólogo precisa se basear em uma linha teórica sólida para embasar o seu trabalho, ou seja, exclui o inconsciente e trabalha com aquilo que está posto. 
 
A psicologia também se aventura por outros ambientes para além do consultório. O psicólogo pode atuar com a psicologia organizacional ou até mesmo na área de marketing e comunicação para explicar o interesse das pessoas por determinados produtos ou até mesmo como cores e formatos influenciam no ato da compra.
 
Na terapia o profissional analisa a fala, gestos, pensamento e comportamento dos pacientes para auxiliar no diagnóstico e tratamento. Existem diferentes tipos de terapia que utilizam linhas teóricas da psicologia, como a terapia comportamental, humanista, cognitiva, entre outras.
 
Fonte: Thaianaf.brotto

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.